"De cada um segundo sua capacidade;
a cada um segundo suas necessidades."
Lênin - O Estado e a Revolução.

terça-feira, 1 de março de 2011


Iniciamos hoje uma manifestação para deixar claro o nosso repúdio a decisão abjeta
da PUCRS em recindir o contrado de uma dos melhores professores da História, e que
já deu aula na Arquitetura e no Turismo.
Nada justificaria em termos profissionais tal saída da PUC, visto que a qualidade de suas aulas é inquestionável...
Então a única explicação é a própria politicagem interna da PUCRS, pois quem é crítico de um sistema estabelecido nunca é bem-vindo pelos detentores do poder institucional.
Tudo foi feito em uma demonstração dos interesses internos em detrimento da qualidade
do ensino.

As camisetas com o logo acima (o desenho foi cedido pelo Madu) podem ser encomendadas na Redeprintrs, gráfica do Shopping Total (fica no 1º andar, na área de serviços), o custo é de 18,00 reias se cliente trouxer camiseta branca ou 26,00 com a camiseta inclusa.
O arquivo está em meu nome, Raquel Silveira, e com a referência "camiseta prof. Arnoldo".

Aqueles que por algum motivo não possam fazer a camiseta mas desejarem juntar-se a nós podem subscrever nessa postagem...

Raquel Silveira
Diego Baroni

8 comentários:

  1. A PUCRS dá apenas mais uma demonstração de seu real perfil: professores são material de descarte. Já vi casos idênticos. De minha parte fica o que não se mede, o respeito que levo pelo professor Arnoldo.

    ResponderExcluir
  2. Manifesto aqui todo meu apreço e solidariedade ao nosso querido Professor Dr. Arnoldo Doberstein, foi uma honra ter sido sua aluna. Obri]gada professor.

    ResponderExcluir
  3. Uma demissão autoritária,sem respeitar a historia que o professor escreu durante o período em que exerceu seu mister na universidade.

    ResponderExcluir
  4. Além de autoritária, a demissão do professor Arnoldo foi totalmente desprovida de ética. A falta de justificativa, por parte da Coordenação do Departamento de História,é o mais eloqüente atestado dessa falta de consideração.

    ResponderExcluir
  5. Parabenizo os colegas Diego e Raquel pela iniciativa de fazer essa merecida homenagem ao prof. Arnoldo.

    Também aproveito para manifestar aqui a minha indignação por mais essa perda que o curso de História da PUCRS teve, por causa da falta de bom senso e de ética da Coordenação do Departamento de História. Onde será que isso vai parar?

    Lembrando: essa não foi a primeira vez que uma decisão dessas acabou prejudicando a qualidade do curso e, sobretudo, os alunos. Infelizmente, esses são quem mais perde. E, pelo que parece, se ninguém fizer nada, a ocorrência se repetirá, cada vez mais.

    É com iniciativas inteligentes como essa, de fazer uma camiseta e andar com ela pelo campus, que será possível, pelo menos, mostrar que os alunos não estão satisfeitos com o rumo que o curso de História da PUCRS está tomando. Todos temos o direito de dizer o que pensamos e de manifestar repúdio ao que nos prejudica ou causa revolta.

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Eliane e fui aluna do professor Arnoldo Doberstein, no curso de História. Também fui aluna, no mesmo curso, da professora Elizabeth Torresini, cujo interesse pelo aluno e seu aprendizado, foi bastante marcante para mim.Com o professor Arnoldo, tenho o prazer de trabalhar até hoje, no ICES-Instituto Cultural Emilio Sessa. São professores que, particularmente, sempre me chamaram a atenção pelo seu conhecimento,dedicação e respeito ao aluno. Por isso, não consegui entender a demissão desses profissionais nem o critério utilizado para tal. Acredito ser lamentável essa atitude da PUC.

    ResponderExcluir
  7. Recado enviado pela Ana Maria Buaes para ser postado aqui:

    Meu nome é Ana , e tive a honra de ter sido aluna do professor Arnoldo Doberstein no curso de graduação de História da PUCRS.Aprendi muito durante as suas inesquecíveis aulas e tive o privilégio de trabalhar durante dois semestres como sua monitora.
    Custei a acreditar quando soube da exoneração do professor Arnoldo do quadro de professores dessa instituição.
    O que estão fazendo com o curso de História? Quem são os responsáveis por essas iniciativas?
    Querem destruir um trabalho construído ao longo de décadas? E que é o trabalho mais difícil de ser feito, pois são poucos os privilegiados que tem o dom de saber transmitir conhecimento!!! Isso não se compra pronto, se constrói!!!! Como podem simplesmente descartar esse trabalho, dizendo que a "instituição não precisa mais “....quem são essas pessoas e em que critérios se fundamentaram para definir isso??
    Não sei aonde vai parar o curso de História da PUCRS, já cortaram várias disciplinas, que eram indispensáveis para o aprendizado da História. E agora, cortam um dos melhores professores, em nome de quê? cortar gastos?
    Mas as coisas sempre tem um lado positivo, o legado deixado pelo professor Arnoldo vai estar sempre presente nos inúmeros alunos que passaram pelas suas aulas. Isso ninguém vai conseguir “cortar” e será sempre lembrado como um dos melhores professores do curso de História da PUCRS.

    ResponderExcluir